Por Alessandra C. S. Tussi ⋅ 10/02/2009
O co-fundador do Twitter, Biz Stone, concedeu uma entrevista para a Marketing Magazine, onde afirmou que tem notado cada vez mais empresas utilizando o Twitter, e indivíduos seguindo essas empresas. Para Biz, isto pode ser uma oportunidade para cobrar pelo uso comercial do Twitter. Segundo ele, o intuito seria o de criar ferramentas exclusivas para o uso comercial (como por exemplo, ferramentas de serviço ao consumidor).
Bob Pearson, vice-presidente de comunidades da Dell já salientou que, se essa novidade tornar o Twitter caro e complicado, a empresa procurará outro serviço. Já Robin Grant, diretor da agência de social media “We are social” frisou que o Twitter poderia ganhar dinheiro inserindo anúncios em suas páginas ou vendendo informações dos seus membros para campanhas de marketing.
Ficam as perguntas:
- Como irão distinguir quem faz uso comercial direto do Twitter de quem faz uso indireto? Por uma conta registrada no nome de uma empresa? E quanto às pessoas que utilizam sua conta no twitter também para divulgar produtos e serviços de empresas? Conheço várias pessoas que utilizam sua conta pessoal no twitter basicamente para fazer publicidade da empresa onde trabalham e/ou dos produtos que foram, por alguma empresa, contratados para divulgar. Como ficará a cobrança nestes casos?
Será que, se o Twitter passar a cobrar pelo uso comercial, veremos cada vez mais pessoas (físicas, não jurídicas), recebendo produtos de empresas em troca de divulgá-los em suas contas no Twitter, como hoje já acontece em inúmeros blogs?
terça-feira, 18 de maio de 2010
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