terça-feira, 18 de maio de 2010

Twitter planeja cobrar por uso comercial

Por Alessandra C. S. Tussi ⋅ 10/02/2009

O co-fundador do Twitter, Biz Stone, concedeu uma entrevista para a Marketing Magazine, onde afirmou que tem notado cada vez mais empresas utilizando o Twitter, e indivíduos seguindo essas empresas. Para Biz, isto pode ser uma oportunidade para cobrar pelo uso comercial do Twitter. Segundo ele, o intuito seria o de criar ferramentas exclusivas para o uso comercial (como por exemplo, ferramentas de serviço ao consumidor).

Bob Pearson, vice-presidente de comunidades da Dell já salientou que, se essa novidade tornar o Twitter caro e complicado, a empresa procurará outro serviço. Já Robin Grant, diretor da agência de social media “We are social” frisou que o Twitter poderia ganhar dinheiro inserindo anúncios em suas páginas ou vendendo informações dos seus membros para campanhas de marketing.

Ficam as perguntas:

- Como irão distinguir quem faz uso comercial direto do Twitter de quem faz uso indireto? Por uma conta registrada no nome de uma empresa? E quanto às pessoas que utilizam sua conta no twitter também para divulgar produtos e serviços de empresas? Conheço várias pessoas que utilizam sua conta pessoal no twitter basicamente para fazer publicidade da empresa onde trabalham e/ou dos produtos que foram, por alguma empresa, contratados para divulgar. Como ficará a cobrança nestes casos?

Será que, se o Twitter passar a cobrar pelo uso comercial, veremos cada vez mais pessoas (físicas, não jurídicas), recebendo produtos de empresas em troca de divulgá-los em suas contas no Twitter, como hoje já acontece em inúmeros blogs?

Nenhum comentário:

Postar um comentário